domingo, 1 de agosto de 2010

Campanha de prevenção e controle da Dengue será intensificada na Bahia



Dez municípios baianos serão o foco da campanha de Mobilização Social na Prevenção e Controle de Dengue no Estado da Bahia. As ações estão sendo realizadas desde o inicio do ano, mas serão intensificadas a partir de outubro, quando se apresenta um maior número dos casos. A campanha foi apresentada durante o Seminário de Sensibilização para Mobilização Social na Prevenção e Controle de Dengue no Estado da Bahia, nesta quarta-feira (28), na Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem).
De acordo com a superintendente de Vigilância de Saúde da Sesab, Lorene Pinto, os municípios selecionados, no primeiro semestre de 2010, registraram um alto índice de infestação do mosquito e transmissão da doença na sua forma mais grave.

Os municípios são Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Salvador. A superintendente explica que até o inicio de julho houve uma redução de 68,3% nos casos de dengue no estado, totalizando 36.267, em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 114.350 casos notificados.

Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), em parceria com os municípios, para evitar a proliferação do mosquito da dengue, destacam-se a aplicação de inseticida UVB (Ultra Baixo Volume) em 95 municípios, para contribuir com a interrupção da transmissão, o deslocamento do Grupo de Trabalho (GT) para algumas regiões, com a finalidade de contribuir com a reorganização das ações de controle da dengue, e a realização de videoconferências sobre diagnóstico, manejo clínico e organização da assistência ao paciente com dengue

Nenhum comentário:

Postar um comentário